Primeiro Hackathon Fortes

carcarás Realizamos nesse último final de semana (21/07/2012) o primeiro Hackathon Fortes, especificamente na tecnologia Ruby on Rails, em um formato específico de Hackathon que formulamos com base no nosso modo de trabalho.

Esse evento foi único – pelo que nós pesquisamos – no formato proposto, a idéia era colocar equipes disputando uma maratona de codificação, mas com regras específicas seguindo as boas práticas que adotamos no nosso cotidiano. Vale ressaltar que as equipes foram montadas por sorteio e não formados previamente pelos próprios inscritos.

As equipes teriam que desenvolver uma funcionalidade com o requisito de 100% de cobertura de código – o ratio da cobertura fazia parte do cálculo – e programação em par durante todo o processo. Funcionalidades diferentes por equipe em um projeto real.

Nossa idéia era difundir principalmente a cultura de testes automatizados, programação em par e quem sabe TDD ( Test Driven Development), algo que notamos não ser comum nos projetos Rails na comunidade cearense.

Só programar em par (Pair Programming) não era o suficiente, adotamos a rotação (Move People Around) a cada 20 minutos dentro da própria equipe e cada membro do par tinha que dar a nota de satisfação do seu companheiro durante aquele pareamento.  Essa nota compunha a nota individual a qual os participantes disputavam o prêmio extra.

O evento vinculado à comunidade ruby do Ceará contou com a participação de duas equipes com 4 desenvolvedores cada, disputando um prêmio por equipe e individual.

DSC_1003

Critérios de Avaliação

As notas eram dadas pela equipe de revisão e validadas durante a apresentação por todos os participantes. Vale lembrar que a subjetividade era questionada por todos durante essa apresentação e discutida até que se chegasse a um consenso dentro do prazo.

Funcionalidade completa (400 pontos);

Cobertura de código (percentagem multiplicada pelo ratio);

Completude (de 0 a 100% convertidos em pontos);

Legibilidade do código (de 0 a 100% convertidos em pontos);

Nota de revisão (nota dada pelos avaliadores);

Hacking Session

O evento foi dividido em 3 Hacking Sessions, cada uma seguia a seguinte estrutura:

DSC_1004

Coding

As equipes tinham 1 hora e meia para desenvolver o que fosse possível da funcionalidade com o máximo possível de cobertura, afinal isso faria parte da pontuação na avaliação e então fariam um push para ser revisado pela outra equipe.

DSC_1005

Review

Cada equipe tinha 20 minutos para revisar o código da equipe concorrente, extraindo as métricas para compor a pontuação.

Apresentação

As equipes tinham 20 minutos para apresentar o review, as métricas e as notas, os avaliadores as validavam puxando as discussões e calculavam-se as parciais.

Conclusão

Apesar do formato ter sido praticamente inventado comparado aos estilos tradicionais de Hackathon, ele se desenhou e apresentou ótimos resultados.

Um questionamento “offline” feito por parte de muitas pessoas da comunidade era justamente o anseio dos novatos de participar dessa maratona com medo de atrapalhar o evento imaginando um nível muito alto dos participantes, vale ressaltar que tiveram todos os níveis de desenvolvedores e o evento funcionou muito bem.

O principal questionamento foi sobre os requisitos de cobertura e programação em par – que era o objetivo do evento – ter assustado muita gente por não ser algo trivial e rotineiro. Alguns participantes revelaram que não tinham os conhecimentos necessários para esses requisitos e o evento foi excelente para demonstrar como é possível e nada preocupante.

Portanto se você compartilhou dessas preocupações, esqueça esse temor e compareça nos próximos que serão divulgados aqui nesse blog.

DSC_1006

Anúncios

Um comentário sobre “Primeiro Hackathon Fortes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s