Extreme Delphi Fortaleza – Overview

Fala galera, tudo bem?

Sou o José Araújo, palestrante Embarcadero e Analista de Sistemas da Fortes Tecnologia em Sistemas e hoje vamos conversar sobre o Extreme Delphi Fortaleza, esse evento aconteceu nos dias 19 e 20 de março. Extreme Delphi é um evento nacional que percorre as principais capitais do Brasil, levando muito conteúdo para a comunidade Delphi.

A Fortes Tecnologia ao saber dessa iniciativa não poupou esforços para colocar Fortaleza na rota desse evento. O evento foi um sucesso de público e rapidamente todas as vagas se esgotaram. A edição de Fortaleza contou com grandes palestrantes da comunidade Delphi:

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão (Idealizador do Extreme Delphi):
Mais de 14 anos na área de tecnologia tendo atuado como consultor e instrutor em dezenas de empresas e órgãos públicos em vários estados do país. Esteve a frente do departamento de TI do maior grupo editorial CTP do Brasil.

Alan Glei

Alan Glei
Embarcadero MVP. Certificado Delphi Developer e Master Developer, gerente de desenvolvimento e instrutor da Lógica Treinamentos.

 

José Araújo

José Araújo
Certificado Delphi Developer. Trabalha na equipe de Pesquisa e Desenvolvimento(PeD) da Fortes Tecnologia em Sistemas, criadora do Fortes Report. Palestrante Embarcadero Conference.

 

Jucelio Moura

Jucelio Moura
Certificado Delphi Developer, Coordenador de Desenvolvimento na Actium Sistemas e Consultoria, atua no Delphi desde a versão 7.

 

Victory Fernandes

Victory Fernandes
Embarcadero MVP. Evangelista Gnostice no Brasil. Diretor Técnico da TKSSoftware.com. Engenheiro Eletricista e MSc. em Medicina – Neurociências.

 

Já deu pra perceber que o evento foi realmente extremo, sem falar que tivemos participantes de vários locais do Ceará e até dos estados vizinhos (Pernambuco e Rio Grande do Norte). A grade do evento estava recheada de bons temas, passamos pelas novidades da nova IDE do Delphi, Casos de sucesso (Migrando 4 milhões de linhas de código de Delphi 7 para XE6), Banco de dados, FireDAC, Boas práticas no desenvolvimento de Software, Padrões de Projetos e até IoT(Isso mesmo! Internet of Things).

Rodrigo Mourão mostrou como se escreve código de verdade usando Orientação a Objetos. Para problemas já conhecidos, apresentou como aplicar Padrões de Projetos e mostrou vários exemplos reais. Como também é fácil utilizar ORM no Delphi.

Alan Glei trouxe um carrinho controlado remotamente via Bluetooth por um aplicativo feito em Delphi para Android, sem falar de todo o seu conhecimento no poderoso framework de acesso a dados FireDAC.

Já Victory Fernandes apresentou vários casos reais de Delphi na automação de grandes industrias. A exemplo da Ford/Brasil(montadora de carros) que utiliza Delphi em várias máquinas que realizam o aperto de parafusos no torque correto. Outro caso foi no controle de cancelas e balanças para pesagem de caminhões. E pra finalizar suas apresentações, mostrou um exemplo de automação residencial integrando Delphi com Arduino.

Jucelio Moura trouxe seu conhecimento em OTA(Open Tools API) mostrando como criar plugins para a IDE do Delphi, assim incorporando novos recursos que aumentam a produtividade da ferramenta.

Gostaria de destacar que ao final da minha palestra(Migrando 4 milhões de linhas de código de Delphi 7 para XE6) tive uma surpresa, o depoimento de um dos participantes que também é um cliente da Fortes:

“Sou Cliente e Parceiro da Fortes à algum tempo e agora confirmo o que já imaginava dessa empresa. Sempre se preocupando com a qualidade de seus produtos e satisfação de seus colaboradores. Fortes realmente é um grande nome na área de tecnologia não só no Nordeste mas também no Brasil.

Bom, é isso! Espero que no próximo ano tenha outra edição do Extreme Delphi e com certeza Fortaleza estará na rota mais uma vez, buscando sempre aproximar a comunidade Delphi.

Algumas imagens do evento podem ser conferidas aqui:
Extreme Delphi Fortaleza

 

ex_delphi

Obs.: Gostaria de deixar registrado em nome do Extreme Delphi Fortaleza o agradecimento a 3 pessoas que tornaram tudo possível: Sávio Pierre(Diretor do Desenvolvimento da Fortes Tecnologia em Sistemas), Francisco Barroso (Analista de Sistemas e um grande Fomentador de eventos em Fortaleza) e a Tauana.

Obrigado a todos e até o próximo evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s